(69) 99240-1449

(69) 3521-2053

contato@mirellefurtado.com.br
POIQUILODERMIA DE CIVATTE

POIQUILODERMIA DE CIVATTE

Na Poiquilodermia de Civatte ( PC) ou solar  é uma condição caracterizada por aumento da pigmentação da pele (hiperpigmentação), aparecimento de pequenas veias superficiais (telangiectasia) e atrofia da pele que  predomina no pescoço, colo e a face de forma simétrica, acometendo comumente, em homens e mulheres de meia-idade.

Normalmente a região do queixo e peri foliculares é poupada. Ás vezes pode ser desfigurantes, o que acarreta impacto psicológica e grande impacto na qualidade de vida dos pacientes.

A sua ocorrência é associada à predisposição genética, à exposição cumulativa ao sol, ao processo de envelhecimento, à hipersensibilidade de contato e a fatores hormonais.

A eficácia dos tratamentos com Luz intensa pulsada (LIP 420- 950 nm) esta  documentada. Em média são necessárias três sessões mensais com intervalo de 30 dias entre as sessões .

Estudos clínicos mostram bons resultados no tratamento da poiquilodermia de Civatte com a luz intensa pulsada.

Prevenção – Pode ser prevenir o aparecimento destas manchas com o uso de filtro solar de proteção 50 ou mais e evitar a exposição nos períodos mais ensolarados do dia, especialmente as pessoas de pele clara e que tenham familiares que já apresentaram esta doença (fator genético).